Inscrições

Confira as categorias e lotes de inscrição

O SBSC é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A SBC é uma associação civil, sem fins lucrativos, que estimula o desenvolvimento tecnológico e científico do país e é a maior sociedade de computação da América do Sul. 

As inscrições serão realizadas através do sistema ECOS da SBC. Antes, porém, recomenda-se uma leitura atenta das informações abaixo para conhecimento das condições e prazos relativos à inscrição. Todos os valores estão expressos em reais (R$).

Os lotes, valores e prazos para inscrição no SBSC 2022 estão listados a seguir, juntamente com as condições de inscrição. Destacamos que estudantes e profissionais que não são associados à SBC podem se associar (ou renovar a associação) no processo de inscrição. Inscrever-se com associação à SBC é a opção mais vantajosa para os não associados à SBC. Confira os benefícios de se associar à SBC.

Categorias e valores de inscrição no SBSC 2022

Tipo Categoria De 17/02 a 27/03 De 28/03 a 24/04 De 25/04 a 29/04
Estudante de Graduação
Associado(a) à SBC com anuidade vigente
R$ 25,00
R$ 30,00
R$ 35,00
Associado à SBC com anuidade vencendo em até 90 dias (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + renovação da associação à SBC)
R$ 51,00
R$ 56,00
R$ 61,00
Não associado ou com associação não vigente à SBC (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + associação à SBC)
R$ 51,00
R$ 56,00
R$ 61,00
Não associado à SBC (Somente inscrição no evento)
R$ 54,00
R$ 59,00
R$ 65,00
Estudante de Pós-Graduação
Associado(a) à SBC com anuidade vigente
R$ 60,00
R$ 65,00
R$ 70,00
Associado à SBC com anuidade vencendo em até 90 dias (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + renovação da associação à SBC)
R$ 166,18
R$ 171,18
R$ 176,18
Não associado ou com associação não vigente à SBC (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + associação à SBC)
R$ 166,18
R$ 171,18
R$ 176,18
Não associado à SBC (Somente inscrição no evento)
R$ 173,00
R$ 178,00
R$ 184,00
Profissionais/Efetivos
Associado(a) à SBC com anuidade vigente
R$ 90,00
R$ 100,00
R$ 110,00
Associado à SBC com anuidade vencendo em até 90 dias (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + renovação da associação à SBC)
R$ 392,30
R$ 402,30
R$ 412,30
Não associado ou com associação não vigente à SBC (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + associação à SBC)
R$ 392,30
R$ 402,30
R$ 412,30
Não associado à SBC (Somente inscrição no evento)
R$ 402,00
R$ 413,00
R$ 424,00
Professores da Educação Básica
Professor de Educação Básica à SBC com anuidade vigente
R$ 60,00
R$ 65,00
R$ 70,00
Professor de Educação Básica associado à SBC com anuidade vencendo em até 90 dias (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + renovação da associação à SBC)
R$ 166,18
R$ 171,18
R$ 176,18
Professor de Educação Básica não associado ou com associação não vigente à SBC (Melhor opção: COMBO inscrição no evento + associação à SBC)
R$ 166,18
R$ 171,18
R$ 176,18
Professor de Educação Básica não associado à SBC (Somente inscrição no evento)
R$ 173,00
R$ 178,00
R$ 184,00

Categoria Profissionais não acadêmicos ou Acadêmicos de áreas além da Computação

Profissionais sem vínculo acadêmico OU Acadêmicos de outras áreas (não Computação) (Somente inscrição no evento)
R$ 110,00
Essa categoria de inscrição é exclusiva para:
a) Profissionais da indústria, governo ou  organizações não governamentais, que não sejam vinculados a instituições acadêmicas; OU
b) Acadêmicos ou profissionais atuantes em outras áreas fora da Computação (ex. Ciências Sociais, Comunicação, Saúde, e outras). 
É obrigatório o upload de um comprovante de vínculo vigente que ateste a categoria escolhida, em formato pdf.

Atividades Extras

Minicurso:

“Ética da Pesquisa em Sistemas Colaborativos: Por que e como submeter meu projeto ao Comitê de Ética?”

Resumo: A ética na pesquisa tem sido um tema cada vez mais discutido nos dias atuais, reflexo da necessidade dos resultados de pesquisa alcançarem e impactarem a sociedade, do estímulo à inovação e geração de produtos e da preocupação com o aumento da qualidade das pesquisas em relação ao esclarecimento quanto aos seus riscos e benefícios para os que participam da mesma. As instituições de pesquisa, bem como periódicos e conferências, têm estimulado esta discussão mediante a exigência da submissão de pesquisas que envolvam seres humanos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Os pesquisadores, por muitas vezes, desconhecem as normativas relacionadas ao tema e, em geral, acreditam que seu material de pesquisa não abrange questões éticas. Este minicurso tem como objetivo discutir os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos no âmbito de Sistemas Colaborativos e sua importância. Também apresenta os trâmites necessários para a submissão e aprovação de um projeto de pesquisa envolvendo seres humanos junto aos CEPs, vinculados à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), usando a Plataforma Brasil.

Valéria Farinazzo

Faculdade de Computação e Informática/UPM

Valéria Farinazzo Martins possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Tem práticas de pós-doutorado na Universidade Federal de Itajubá (2014).
É pesquisadora na área de Interação Humano-Computador. Ela vem trabalhando na aplicação de sua experiência em problemas da área de Educação e Saúde, principalmente com acessibilidade e inclusão digital. É professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. É professora colaboradora no Programa de Magíster de Ingeniería en Seguridad de la Información de la Universidad Mayor de Chile. Já atuou no mercado com interação por voz e é especialista em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Atualmente é a representante latino-americana da Asociación Interacción Persona-Ordenador na Espanha. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie por vários anos, atuando também como vice e coordenadora geral.

Michelle Asato

Faculdade de Direito/UPM

Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Especialista em Direito Constitucional com extensão em Didática do Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq CriadirMack – o direito à vez e à voz de crianças e adolescentes da Faculdade de Direito da UPM. Vice-líder dos grupos de pesquisa “Políticas Públicas como Instrumento de Efetivação da Cidadania”. Pesquisadora no grupo CNPq “Estado e Economia no Brasil”. Coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Direito da UPM. Professora do curso de graduação em Direito da mesma instituição. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da UPM. Membro do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA). 

Renata Araujo

Faculdade de Computação e Informática/UPM e PPgSI/EACH-USP

Professora, pesquisadora e estimuladora da inovação na área de Sistemas de Informação, Renata é professora na Faculdade de Computação e Informática e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Renata também colabora como pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da EACH-USP, do Doutorado Profissional em Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e como pesquisadora convidada do LUDES-Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação da COPPE/UFRJ. Possui graduação em Informática (1992), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: governo e democracia digital, gestão da inovação, gestão de processos de negócio e sistemas colaborativos. Coordena o Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM)(ciberdemack.com.br). Tem atuado continuamente na consolidação da comunidade de ensino e pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, em particular junto à Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Quando

Sexta-feira, 29/04

Duração

14h às 18 - 4h

Valor

R$ 20,00

Informações Adicionais

Verificação da Categoria Escolhida:
Será exigido, no momento da inscrição no sistema ECOS, para as categorias que necessitam de algum tipo comprovação, o envio de documento que ateste a categoria escolhida. A verificação desse documento pode levar até 1 dia útil. Logo, sugerimos que, para evitar algum transtorno, não deixe para o último dia da faixa de inscrição. Somente após a validação pela equipe da SBC, as formas de pagamento serão liberadas. O(A) inscrito(a) receberá e-mails informativos em todas as etapas da evolução da sua inscrição no SBSC 2022.

Inscrição para autores:
Para a publicação do artigo nos anais do SBSC 2022, exige-se:

  1. A inscrição de, pelo menos, um autor até o dia 27/03/2022.
  2. O upload no JEMS do vídeo com a apresentação do artigo (as instruções detalhadas seguirão por email).
  3. A presença remota e síncrona de um dos autores na sessão de apresentação do artigo para a arguição.

Formas de Pagamentos

O pagamento das inscrições poderá ser realizado por meio de boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta do Banco do Brasil, nota de empenho e faturamento, através do sistema de inscrições da SBC. As inscrições poderão ser feitas até o último dia do evento, porém os pagamentos por débito e boleto serão fechados dia 20/04/2022. Após essa data será possível pagar por cartão de crédito, nota de empenho e faturamento pelo sistema de inscrições.

Inscrições por Nota de Empenho e Faturamento: O participante deverá acessar o sistema ECOS e realizar a inscrição, selecionando a forma de pagamento “nota de empenho” ou “faturamento” e clicar em pagar, o sistema fornecerá as informações necessárias que devem constar na nota de empenho ou o pedido de faturamento.

Política de cancelamento: Até dia 08/04/2022 pode-se fazer uma devolução de 50% do valor pago pela inscrição no SBSC 2022. Após esta data não haverá devolução de qualquer valor pago. A política se aplica tanto para o cancelamento da inscrição, quanto para o cancelamento de qualquer atividade adicional. Para solicitar o cancelamento, enviar um e-mail para faturamento@sbc.org.br

Por que me associar à SBC?

Se associar à SBC é uma forma de tornar a SBC ainda mais forte para representar a nossa área de atuação junto aos diversos setores. Que tal se juntar a nós? Outros motivos para ser associado à SBC são:

  • Acesso à rede sem fio Eduroam (somente para pessoa física);
  • Acesso ao FileSender da RNP;
  • Desconto em inscrições nos mais de 40 eventos realizados anualmente pela SBC;
  • Desconto de no mínimo 15% em inscrições nos eventos apoiados pela SBC;
  • Valor de inscrição diferenciado no POSCOMP;
  • Acesso aos estudos realizados pela SBC e destinados a órgãos públicos ou privados, expressando posições políticas da Sociedade.

Confira os benefícios específicos de cada categoria no site da SBC.